EVANGELHO DO PROXIMO DOMINGO - 24 de Outubro de 2010


22 de Abril 2012 -
3º Domingo da Páscoa
- Ano B


Evangelho segundo S. Lucas
24,35-48.

Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!»
Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações?
Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.»
Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma
Deram-lhe um bocado de peixe assado; e, tomando-o, comeu diante deles.
Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.»
Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas.


28 ABRIL 2012 - Domingo da Páscoa - Ano B

Evangelho segundo S. João 10,11-18.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas.Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor.
É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»

sábado, 23 de junho de 2007

NaMoRo CrIsTãO? Como?

Princípios para um Namoro Cristão
Por: Pr. Cleverson de Abreu Farir

O namoro cristão é uma preparação. Um período extremamente importante na vida de dois jovens cristãos e de muitas responsabilidades. Representa um período de transição entre dois jovens ou adultos, um homem e uma mulher, crentes no Senhor Jesus Cristo, sendo que ambos devem ter um bom nível de maturidade. Ambos mantêm um bom ritmo de comunicação, sendo através deste relacionamento orientados e preparados por Deus para um futuro casamento. O namoro cristão deve sempre visar o casamento. Um namoro que não tem como alvo um futuro casamento, nem sequer deve ser iniciado.
Embora o desejo seja que ambos se tornem íntimos em seu relacionamento, isso não quer dizer liberdade no aspecto físico e muito menos liberdade sexual entre o casal de namorados. A relação sexual está destinada a ser desfrutada apenas entre pessoas devidamente casadas (Heb13.4;Gen 4; 1Ts 4.3-5; Col 3.5-6; 1Cor 6.15-20; 1Tim 5.22; 2Tim2.22).


Este é um período de conhecimento mútuo, conhecimento da alma, do coração, nunca do físico um do outro. O aspecto físico está destinado para depois do casamento. Portanto, exige disciplina própria, vigilância constante. É um tempo onde se obtém oportunidade de duas personalidades diferentes se harmonizarem, conhecerem um ao outro. Comunhão espiritual é factor primordial. Lembre-se que quantos mais próximo estiverem de Deus, mais próximo estarão um do outro. Este período também serve para confirmar a perfeita vontade de Deus para a vida de ambos. Portanto, fora do padrão de Deus ocorre que o lado espiritual fica cauterizado; a mente, a vontade e as emoções raciocinam de forma sensual e o físico fica corrupto. Uma pergunta séria a se pensar: A vontade de Deus é mais importante que o seu namoro?

Qual o Perigo de Acariciar?

- Mata a espiritualidade de ambos os namorados.
- Pode fazer com que fiquem cegos para os valores verdadeiros, as virtudes de cada um.
- Pode fazer com que se ignorem os padrões da moralidade.
- Pode conduzir para a realização do acto sexual não permitido por Deus antes do casamento.
- Pode conduzir para depravação, destituição da dignidade.
- Pode conduzir para o desenvolvimento de um desejo de satisfação não natural.
- Pode causar frustração e nervosidade.
- Pode conduzir para um casamento errado, com a pessoa errada.
- Pode conduzir para contrair doenças.
- Pode conduzir ao desrespeito mútuo.


Conselhos Práticos

- Não cases com alguém que não seja cristão (2Coríntios 6.14-18; Amós 3.3).

- Reza pela escolha de Deus (Salmo 37.5; Provérbios 3.6).

- Evita casar sob pressão (Romanos 12.1-2).

- Não cases a pensar que tua vida se endireitará depois do casamento.

- Não cases com alguém que não respeites.

- Não cases cedo demais ou de repente (Tiago 1.4-5).

- Procura ver a sua relação com Deus, os hábitos da pessoa, os pais, o modo de vida.Não cases tendo uma perspectiva errada do sexo (Gálatas 5.16-25).

- Alguns casam para desfrutar do sexo, mas casamento não é apenas sexo, muito mais está envolvido.

- Casamento é para sempre, ou seja, "até que a morte os separe" (Génesis 2.24; Romanos 7.1-3; Mateus 19.6).


Tiago Rebelo - 20 anos

quarta-feira, 13 de junho de 2007

"Nós, jovens"

Sabem aquela altura em que somos os putos rebeldes que gostam de andar aí a roubar pipos dos automóveis, a roubar pastilhas na mercearia, a gozar com aquela miúda ou aquele miúdo que usa óculos “fundo de garrafa” e que tem uma relação amorosa com os livros de matemática ou de físico-químicas? Aquela altura em que passa uma miúda por nós, e já estamos na nossa cabeça a fazer um autentico filme porno que se desse para editar ia para o top 10 duma sex-shop... aquela altura das curtes e dos namoros de 1 ou 2 semanas! Ya todos nós sabemos! Faz parte do ser humano entre os 12 e os 18 anos. Mas vamos lá ter calma...

Como é que introduzimos este estilo de vida na nossa Fé?

Ao termos este estilo de vida não andamos de pé, andamos como as cobras, andamos a rastejar pelo caminho da Fé sem força para nos levantarmos porque não existe o arrependimento sincero dos nossos actos. E o mais engraçado é que Jesus já sabia que nós íamos andar a rastejar pelo caminho da Fé. Jesus disse: “ Jovem, Eu te ordeno, levanta-te!” Ao lermos a Bíblia vemos que não é neste contexto que Jesus diz isto, mas acho que se aplica muito bem a esta nossa fase da vida.

Meus amigos Ele vai lutar por nós até ao fim, Ele não vai desistir de nós NUNCA, Ele sabe o valor que aquele mendigo, que vai para a porta da igreja pedir esmola e que nem acredita que Ele existiu mesmo, tem! Ele Ama-nos MESMO, Ele ama-nos como nunca ninguém na vida nos amou, ama ou vai amar.


E é com este amor que Ele nos dá a maior Liberdade que podem imaginar. Ele dá-nos uma casa e até nos dá a escolher onde é que a queremos... Imaginemos que eu ganho o Euro-Milhões (sonho) e digo-vos: “Eu construo-vos uma casa...querem na praia ou no meio da cidade?” Resposta óbvia: “ ah e tal na praia!” E eu construo-vos lá a casinha na praia e vocês felizes da vida! Mas passados uns anos a maré de tanto subir tirou-vos a areia toda e a vossa casa destruiu-se.

O mesmo acontece com Ele. Ele dá-nos a escolher se queremos ter uma vida numa base sólida (a Fé) ou numa base mole (uma Fé “light”). E não se esqueçam – o que vem do Diabo é sempre o mais giro, mais apetitoso, mais atraente mas é também O MAIS PERIGOSO.

A Fé “light” não é um bom alicerce para construir a nossa casa.
Vamos construir a nossa "casa" no cimento mais forte de todos, o cimento que nos dá a única verdadeira segurança, DEUS!
Miguel M. - 17 anos

segunda-feira, 11 de junho de 2007

PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA

No dia 2 de Junho, a nossa Paróquia dirigiu-se ao Santuário de Fátima (Leiria) para a sua peregrinação anual.

Seis autocarros partiram de Paço de Arcos às 07.50 da manha. Durante a viagem rezamos a "Oração da partida", as Laudes e o Terço.
Eram 10.15 quando iniciámos a Via Sacra. Terminamos a meditação das Estações da Cruz com a oração do Terço na Capela de Santo Estevão.


Visitamos a casa da Irmã Lúcia (uma casa simples guardada pela
sua sobrinha neta) e o Poço do Arneiro.

Seguiu-se a pausa para o almoço e um período de tempo livre. Muitos foram os que se dirigiram à Capelinha das Aparições para rezar o terço e pedir a Maria intercessão pelas suas causas. Outros aproveitaram para comprar alguns objectos religiosos.

As 16.30 iniciou-se a Santa Missa , animada pelo nosso coro do Meio-dia, na Basílica do Santuário. Uma coisa engraçada (e triste) foi o que se passou na oração dos fiéis. A resposta da Assembleia na oração dos fiéis desse Domingo era: "Pai Nosso que estais no céu, ouvi-nos!", e a Assembleia confundiu-a com a Oração do "Pai-Nosso". Padre Jaime não teve como calar os distraídos que só se calaram quando terminaram de rezar o "Pai-Nosso". (A situação foi engraçada mas foi triste ver que muita gente estava distraída na Santa Missa)

Após a Santa Missa, concentramo-nos na Capelinha das Aparições para a despedida. Foi um momento comovente; "Do vosso Santuário, forçoso é ir-me embora!" diz o cântico e é bem verdade.

"Maria Santíssima,
nós os Jovens de Paço de Arcos,
consagramos Toda a nossa Comunidade,
Paróquia e seus grupos e Pastorais
ao Vosso Imaculado Coração.
Intercede por nós Santa Mãe."

Madalena H. - 19 anos

domingo, 3 de junho de 2007

CINCO MIL JOVENS no "Encontro do Espirito"

Cinco mil jovens no «Encontro do Espírito» Evocaram o desembarque de São Paulo na cidade de Tarragona (Espanha)

TARRAGONA, terça-feira, 29 de maio de 2007 (ZENIT.org).

"Os cinco mil jovens convocados pelos bispos das dez dioceses da Catalunha e as três das Baleares têm uma missão a cumprir: ser luz do mundo e evangelizar outros jovens.

É a mensagem final do tradicional «Aplec de I’Esperit» (Encontro do Espírito) que se celebra por ocasião do Pentecostes, todos os anos numa localidade catalã diferente e que contou este ano com uma espetacular obra teatral no mar, na qual se recordou a chegada de São Paulo à Tarraco romana, a meados do século XX. A animação esteve por conta da Delegação de Jovens da arquidiocese de Tarragona.Este encontro de jovens na vigília de Pentecostes contou com vários espaços para a espiritualidade, testemunhas, associações e grupos musicais. Durante todo o dia, os jovens prepararam-se para o grande acto central, o espaço-fórum e a Eucaristia, concelebrada por todos os bispos das dioceses participantes.

O arcebispo de Tarragona, Dom Jaume Pujol i Balcells, animou a juventude a «ser fiel à mensagem de Jesus Cristo» e sobretudo a «fazê-lo presente nos próprios ambientes, apesar das dificuldades». Os próprios bispos, ao terminar a celebração, deram uma mensagem de envio aos jovens, na qual lhes recordam a importância de alimentar-se da Eucaristia.

«Não tenhas medo de nada nem de ninguém, não te envergonhes da tua Fé, leva tudo à oração, reflecte sempre e aprofunda-te no que crês, alimenta-te na mesa da Eucaristia e deixa as feridas serem curadas pelo Amor Misericordioso do Pai», diz a mensagem."

ZP07052907