EVANGELHO DO PROXIMO DOMINGO - 24 de Outubro de 2010


22 de Abril 2012 -
3º Domingo da Páscoa
- Ano B


Evangelho segundo S. Lucas
24,35-48.

Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!»
Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações?
Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.»
Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma
Deram-lhe um bocado de peixe assado; e, tomando-o, comeu diante deles.
Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.»
Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas.


28 ABRIL 2012 - Domingo da Páscoa - Ano B

Evangelho segundo S. João 10,11-18.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas.Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor.
É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

DIVINA MISIRICORDIA - Irmã Faustina

PALAVRAS DE JESUS A SANTA FAUSTINA:

"A verdadeira grandeza da alma está no amor a Deus e na humildade." (Diário, 427)
"Minha Filha, exorta as almas a rezarem essa Coroa que te recomendei, pois pela recitação deste Terço, apraz-Me dar-lhes tudo o que Me peçam.
Quando os empedernidos pecadores o recitarem, logo lhes encherei as almas de paz e a hora da sua morte será feliz.
Escreve isto para as almas atribuladas: quando a alma vir a reconhecer a gravidade dos seus pecados, logo que se lhe abrir diante dos olhos todo o abismo da miséria em que se afundou, que não desespere, mas antes se lance com confiança nos braços da Minha Misericórdia, como uma criança no regaço da sua querida mãe. Essas almas têm prioridade no Meu Coração compassivo, e a primazia quanto à Minha Misericórdia.
Proclama que nunca nenhuma alma que tenha invocado a Minha Misericórdia ficou alguma vez decepcionada ou confundida. Tenho uma especial predilecção pela alma que confiou na minha Bondade. Escreve que, sempre que recitarem esta Coroa junto de agonizantes Eu Me colocarei entre o Pai e a alma do moribundo, não como recto Juiz, mas antes como Salvador misericordioso." (Diário, 1541)
"As almas perdem-se, apesar da Minha amarga Paixão.
Estou a dar-lhes a última tábua de salvação, isto é, a Festa da Minha Misericórdia.
Se não adorarem a Minha Misericórdia, perecerão por toda a eternidade.
Secretária da Minha Misericórdia, escreve, fala às almas da grandeza desta Minha Misericórdia, porque está próximo o terrível dia, o da Minha Justiça." (Diário, 965)
"Na hora da morte, defendo, como se fosse a Minha própria glória, toda a alma que recitar esta Coroa (Terço da Misericórdia); ou, quando outros a rezarem junto de um agonizante, a indulgência é a mesma. Quando esta Coroa for rezada ao pé dum moribundo, a ira de Deus será aplacada, a insondável Misericórdia envolve a alma e as entranhas da Minha Misericórdia serão
movidas pela Paixão de meu Filho." (Diário, 811)
"As chamas da Misericórdia consomem-Me; desejo derrama-las sobre as almas dos homens. Oh, que grande dor Me causam, quando não querem aceita-las!
Minha Filha, faz o que está ao teu alcance pela divulgação do culto da Minha Misericórdia. Completarei o que não conseguires.

Diz à humanidade sofredora que se aconchegue no Meu misericordioso Coração, que Eu os encherei de paz.
Anuncia, Minha filha, que Sou o Amor e a própria Misericórdia.
Quando uma alma se aproxima de Mim com confiança; encho-a de uma tal abundância de Graça, que ela não pode encerrá-la toda em si mesma e irradia-a para as outras almas." (Diário, 1074)
"As almas que divulguem o culto da Minha Misericórdia, defendê-las-ei em toda a sua vida, como uma terna mãe ao seu filhinho, e na hora da morte não serei Juiz para elas, mas sim Salvador (21) Compassivo.
Nessa última hora a alma não tem nada para sua defesa além desta Minha Misericórdia. Bem-aventurada a alma que, durante a vida, se haja mergulhado na Fonte da Misericórdia, porque não será atingida pela justiça. (Diário, 1075)

"Escreve:-Tudo o que existe, está encerrado nas entranhas da Minha Misericórdia, e de forma mais profunda que a criança no ventre materno.
Quanta mágoa Me causa a falta de confiança na Minha Bondade!
Os pecados que Me ferem mais dolorosamente são os de desconfiança. (Diário, 1076)

PROMESSAS DE JESUS A SANTA FAUSTINA:

"Eu prometo que a alma que venerar esta imagem não se perderá.
Prometo ainda mais : a vitória sobre os inimigos já aqui na Terra, e especialmente à hora da morte. Eu mesmo defenderei essa alma como a Minha própria glória". (Diário, 48)

FESTA DA MISERICÓRDIA:
"Desejo que no primeiro Domingo a seguir à Páscoa se celebre a Festa da Misericórdia". (Diário, 299)
"Quem nesse dia se aproximar da Fonte da vida, alcançará o perdão total das culpas e dos castigos". (Diário, 300)
Indulgência plenária para quem se Confessar e Comungar nesse Domingo.

HORA DA MISERICÓRDIA:
"Às três horas, implora a Minha Misericórdia, de modo especial pelos pecadores". Ao menos durante um momento, concentra-te na Minha Paixão, particularmente no Meu abandono durante a agonia.
Esta é a Hora da grande Misericórdia para todo o mundo ... Nesta hora, não hei-de recusar nada à alma que me implore pela Minha Paixão". (Diário, 1320)

TERÇO DA MISERICÓRDIA:
"As almas que rezarem este Terço serão envolvidas pela Minha Misericórdia, durante a sua vida e, de modo particular, na hora da morte". (Diário, 754)

CANONIZAÇÃO DE IRMÃ FAUSTINA

"A canonização da "Apóstola" da Divina Misericórdia - Irmã Faustina - aconteceu no dia 20 de Abril de 2000. Foi na festiva Praça de São Pedro ornamentada com flores da primavera que a Igreja celebrou a primeira canonização no Ano Jubilar e o anúncio formal do Papa João Paulo II que o Domingo depois da Páscoa seria, desde então, conhecido como "Festa da Divina Misericórdia".
"É importante," disse o Santo Padre em sua homilia," que acolhamos inteiramente a mensagem que nos vem da palavra de Deus neste segundo Domingo de Páscoa, que de agora em diante na Igreja inteira tomará o nome de "Domingo da Divina Misericórdia".

A declaração do Santo Padre da celebração global da Festa da Divina Misericórdia é outra razão para alegria, disse o Padre Seraphim Michalenko, MIC, vice-postulador da causa da canonização da Irmã Faustina. "Isto completa perfeitamente o pedido de Nosso Senhor," ele explica. "A festa da Misericórdia é o último dia da Oitava da Páscoa, logo faz parte da celebração da Páscoa. Então, daqui em diante, este dia terá o nome de 'Festa da Divina Misericórdia' justamente como Nosso Senhor pedir em Suas revelações à Santa Faustina.

COMO SE REZA O TERÇO DA MISERICÓRDIA:

Utilizamos o Terço comum.
Meditamos nos mistérios da Paixão e Morte de Jesus Cristo por nós.
Rezamos cinco dezenas.
Iniciamos com o sinal da Cruz e rezamos um Pai Nosso, uma Avé Maria e o Credo.

Nas contas grandes, em vez do Pai Nosso, dizemos:
"Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso muito Amado Filho,
Nosso Senhor Jesus Cristo, / em expiação dos nossos pecados e dos pecados do mundo inteiro".

Nas contas pequenas, em vez da Avé Maria, dizemos:
"Pela sua dolorosa Paixão, / tende misericórdia de nós e de todo o mundo".

Depois da quinta dezena, dizemos três vezes:
"Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, / tende piedade de nós e do mundo inteiro"

e recitamos a seguinte oração:
"Ó Eterno Deus, cuja Misericórdia é infinita e cujo tesouro de compaixão não tem limites,
olhai-nos propício e aumentai a Vossa Misericórdia para connosco, para que nos momentos difíceis não desesperemos nem desanimemos mas, com grande confiança,
nos conformemos à Vossa Santa Vontade, que é o Amor e a própria Misericórdia." (Diário, 950)

Por fim, dizemos:
"Ó Sangue e Água que brotaste do Coração de Jesus como fonte de Misericórdia para nós,
eu confio em Vós". (Diário, 187)

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Convite do Grupo de Jovens S. Franscisco de Assis (Paço de Arcos)

Os Irmãos Franciscanos perceberam que a sua missão de pregar a fé através da sua forma evangélica de vida não podia ficar apenas dentro das fronteiras italianas.

Assim, os Irmão partiram para os quatro ventos: França, Inglaterra, Germânia, Ibéria, Marrocos e Oriente. S. Francisco peregrinou a França e a Espanha e terá vindo até Santiago de Compostela.

Mas, como tinha por missão evangelizar e como ardia em desejos de martírio, tomou o barco para a Palestina e chegou a vir a falar com o sultão Melek Kamel, do Egipto.
E, deste modo, S. Francisco revela outra originalidade sua: o diálogo inter-religioso.
S. Franscisco abriu no século XII uma via para o Ecumenismo!

Malta,
Este texto foi baseado do livro Cristão Leigos com Francisco de Assis que é uma espécie de “manual” do pessoal que queira percorrer o caminho da Santidade com o exemplo e auxílio de S. Francisco.

E creio que foi esta a nossa vontade ao tomar S. Francisco como patrono do nosso grupo.
Temos no próximo sábado a oportunidade de dar um passo igual ao de S. Francisco.
No próximo sábado vamos realizar-se duas celebrações ecuménicas;

- Paróquia de Paço de Arcos - Sábado 19 de Janeiro às 16h, seguida de um lanche (o lanche também vai no espírito Franciscano da partilha!)

- Catedral de S. Paulo (Igreja Lusitana Evangélica-Comunhão Anglicana (ex. convento dos Marianos) Rua das Janelas Verdes nº 32, (perto da igreja de Santos-o-velho) - Sábado 19 de Janeiro às 20h30. (autocarros; 60, 713, 727 - CP Santos)

Jesus disse:

Digo-vos pois: Pedi e dar-se-vos-á; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á." (Lc 11, 9); ou seja, É SÓ PEDIR, Ele dá!


Vamos então participar na maratona de oração

pela UNIÃO Igrejas Cristãs,

porque
somos um SÓ corpo em Jesus!

Aviso: Para o pessoal fraquinho que não gosta de fazer "desporto" de oração e só quer ou pode ir à noite à oração em Santos, combinamos às 19h (SEM ATRASOS) à porta da da nossa igreja. Levem dinheiro para os transportes e jantar!
Ass: Jovens S. Franscisco de Assis