EVANGELHO DO PROXIMO DOMINGO - 24 de Outubro de 2010


22 de Abril 2012 -
3º Domingo da Páscoa
- Ano B


Evangelho segundo S. Lucas
24,35-48.

Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!»
Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações?
Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.»
Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma
Deram-lhe um bocado de peixe assado; e, tomando-o, comeu diante deles.
Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.»
Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas.


28 ABRIL 2012 - Domingo da Páscoa - Ano B

Evangelho segundo S. João 10,11-18.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas.Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor.
É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»

Exame consciência para Jovens

 

 1º MANDAMENTO: Adorar a Deus sobre todas as coisas. 

Procuro aumentar a minha Fé e o meu amor a Deus Nosso Senhor? Rezo todos os dias ao levantar e ao deitar? 

Deixei de confessar pecados graves na confissão, por vergonha? Comunguei sabendo que estava em pecado mortal? Respeitei o tempo de jejum (não tomar alimentos durante uma hora) antes de comungar? 

Pratiquei superstição, magia ou espiritismo? 

 

2º MANDAMENTO; NÃO INVOCAR O SANTO NOME DE DEUS EM VÃO. 

Falei sem respeito do amor de Deus, de Nossa Senhora, dos Santos, da Igreja, dos sacerdotes e das coisas sagradas? Jurei sem necessidade, e tenho esse mau costume? 

Fiz juramentos falsos? Fiz alguma promessa a Deus Nosso Senhor ou Santos, que ainda não cumpri? 

 

 3º MANDAMENTO; Santificar os Domingos e festas de Guarda 

Faltei à Missa ao Domingo ou festa de Guarda por culpa minha? Creio em tudo o que a Santa Igreja católica ensina? Confessei-me e comunguei ao menos uma vez por ano?

 

4º MANDAMENTO: HONRAR PAI E MÃE e outros legítimos superiores. 

 Obedeci de boa vontade aos meus pais e ás pessoas mais velhas? Disse mal deles ou tratei-os sem respeito? Entristeci-os com alguma coisa má que fiz? Procuro deixar arrumadas as minhas coisas? Estudo a sério em casa e na escola, reparando no esforço que os meus pais fazem por mim? Deixo-me levar pelo mau génio ou aborreço-me muitas vezes sem grandes motivos? zanguei-me com os meus irmãos? Fui teimoso? Sou egoísta com as minhas coisas e custa-me empresta-las aos meus irmãos? Rezei pelos meus pais, irmãos, familiares e companheiros?

 

 5º MANDAMENTO; NÃO MATAR NEM CAUSAR OUTRO DANO no corpo ou na alma a si mesmo ou ao próximo. 

 Procurei não fazer troça dos outros, não brigar e não fazer sofrer ninguém? Zanguei-me quando perdi algum jogo, ou soube aceitar com alegria a derrota? 

Perdoei as ofensas que me fizeram? Atendi com delicadeza os meus irmãos, os meus companheiros, os meus amigos, as pessoas que me servem? Tenho inveja dos outros? Dei sempre bom exemplo, sem fazer pecar os outros? venci o mau génio e o orgulho? Embriaguei-me ou tomei drogas? *reocupei-me pelo bem do próximo, avisando-o de algum perigo material ou espiritual, em que se encontrava ou corrigindo-o como exige a caridade cristã? dei do meu dinheiro alguma esmola para os pobres? 

 

 6º e 9º MANDAMENTO: GUARDAR CASTIDADE NAS PALAVRAS E NAS OBRAS. GUARDAR CASTIDADE NOS PENSAMENTOS E NOS DESEJOS. 

 Procurei afastar imediatamente todos os pensamentos desonestos? Consenti neles? Fiz acções desonestas, sozinho ou acompanhado? Tive conversas desonestas? Comecei-as eu? Assisti a diversões que me colocaram em ocasião de pecado: filmes indecentes, certas festas, leituras, revistas, sites ou companhias? Sou cuidadoso ao escolher os programas da TV? 

 

7º e 10º MANDAMENTO: NÃO ROUBAR nem injustamente reter ou danificar os bens do próximo. NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS? 

Respeitei as coisas dos outros, não tirando nem querendo tirar, dinheiro ou qualquer outra coisa a ninguém? devolvi as coisas que me emprestaram ou encontrei? Estraguei por querer as minhas coisas ou a dos outros? Gastei mal o dinheiro que me deram? Joguei lealmente, sem fazer batota? 

 

8º MANDAMENTO: NÃO LEVANTAR FALSOS TESTEMUNHOS nem de qualquer outro modo faltar à verdade ou difamar o próximo. 

 Disse sempre a verdade? Quando não digo a verdade é por vaidade? É para parecer mais do que sou ou tenho? Ou é por cobardia, para esconder o que fiz mal, ou fugir às minhas responsabilidades? Minto habitualmente, só porque digo que são coisas de pouca importância? Falei mal dos outros sem ser verdade? deitei, com mentiras, as culpas para os outros? Falei sem necessidade das faltas dos outros? Dou-me conta de que, apesar dessas faltas serem verdadeiras, não devo falar delas? Julguei as acções dos outros com superficialidade? Comentei-as com os meus amigos? descobri segredos? Copiei nos exames?

 

www. santidade.net