EVANGELHO DO PROXIMO DOMINGO - 24 de Outubro de 2010


22 de Abril 2012 -
3º Domingo da Páscoa
- Ano B


Evangelho segundo S. Lucas
24,35-48.

Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!»
Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações?
Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.»
Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma
Deram-lhe um bocado de peixe assado; e, tomando-o, comeu diante deles.
Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.»
Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas.


28 ABRIL 2012 - Domingo da Páscoa - Ano B

Evangelho segundo S. João 10,11-18.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas.Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor.
É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»

terça-feira, 27 de novembro de 2007

ENCONTRO DE ORAÇÃO COM PADRE FÁBIO

20 JOVENS
da Paróquia de Paço de Arcos
estiveram presentes na
X Assembleia

da Comunidade Canção Nova.
Durante 48 horas,
Louvaram, Adoraram
e cantaram ao Senhor.


“Tu vales a pena!”

Esta Assembleia da Canção Nova mostrou-nos o que é ser Cristão, o que é ser Santo.

O padre Fábio de Melo nas suas pregações, homilia, e até no concerto, nos fez pensar que ser cristão é ter como objectivo ser santo e ser santo está na simplicidade de saber “recordar aquilo que Deus se esqueceu em nós.”

Ou seja, ser santo é saber que temos uma pedra preciosa dentro de nós, uma pedra tão valiosa que nos faz ser réis e rainha como, com e em Cristo. Logo, ser santo é ser real, nos dois sentidos da palavra, pois porque para atingir a realeza é necessário passar a dura realidade. Temos o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, passou toda a cruel realidade da tensão no Jardim das Oliveiras, das acusações, do castigo, do Calvário, da pregação para ser o Rei, o Rei e Senhor do Universo.


Mas o Cristo Rei, Senhor do Universo, não é um Cristo “glamorizado”. Não é um “superstar”, nem um Cristo milagreiro. Não é um Cristo que ressuscita os mortos mas sim o que ressuscita os vivos. Ele dá-nos o exemplo da ressurreição de Maria Madalena, quando a multidão estava prestes a mata-la, à pedrada, por ter sido apanhada em flagrante adultério. Jesus calou aquelas vozes e aquelas mãos de acusação ajoelhando-se ao lado dela e começando a desenhar no chão.

Mas a verdadeira ressurreição não se deu na salvação da morte, mas sim na ressurreição da vida de Maria Madalena. Porque o verdadeiro interesse de Jesus não era calar as vozes da multidão mas a voz da própria Maria Madalena, Ele consegui-o apenas com o seu olhar, um olhar fixante, um olhar de amor, um olhar de misericórdia. Porque Ele crê e nos ensina neste acto que a prostituição, como as drogas, como o homossexualismo, são apenas máscaras que escondem as pessoas não as apagam. Mas “o que o Diabo roubou numa vida, Jesus restituiu em segundos.”

Jesus ensina-nos assim que não devemos calar a multidão, a tentação, devemos sim calar a nossa própria voz. Porque a pessoa que mais nos magoa somos nós próprios, porque há multidão que nos quer magoar, que nos quer roubar, que quer-nos fazer esquecer do nosso brilho, mas nós podemos calá-la com uma Santa vaidade:



Eu cá dentro tenho uma pedra preciosa
da qual não abro mão!”Porque nós valemos a pena!



E ser santo é relembrar em nós próprios que possuímos a nossa pedra preciosa do bem, e ser santo é praticar o bem a todo o momento, e ser santo é relembrar murmurando ao outro que possui um pedra preciosa, que tem valor, que é Rei! Ser santo é aquele que gesta, que demora, que ama a palavra que profere, porque tem a consciência que cada palavra é a construção de um mundo, e que se ou começa a construir ou se começa a destruir. Ser santo é aquele que ama a palavra que une, que liga, que cria pontes entre corações humanos, que profere apenas palavras simbólicas e esquecer e apagar as diabólicas, palavras que distanciam.
Ser santo é aquele que sabe demorar a palavra e que sabe olhar como um Rei real, que sabe demorar o olhar, que sabe fixá-lo, que sabe falar com o olhar, que sabe, através dos olhos, ressuscitar os vivos, que observa nos outros o próprio Cristo. Ser santo é aquele que sabe dizer aos outros e ao próprio Jesus: Eu estou aqui!; tendo a consciência que “eu estou aqui” quer dizer que todo o meu ser físico e espiritual está aqui para servir.
“Te amar por quem não Te ama.
Te adorar por quem não Te adora.
Esperar por quem não espera em Ti.
Pelos que não crêem, eu estou aqui!”

Ser cristão/santo é aquele que sabe que ser real é saber que sofrerá com a dureza de realidade, mas é saber que o sofrimento NUNCA vem de Deus, mas sim da irresponsabilidade, da falta de ética, da desumanidade dos Homens. Ser cristão é aquele que mesmo que tudo esteja mal, cheio de dor, sabe prostar-se agradecer a Deus. Ser santo é aquele que não desiste!
“Não desista do Amor,
Não desista de amar.
Não se entregue à dor

Porque ela um dia vai passar.
Se a Cruz lhe pesou
E quer se entregar,
Tal como Sireneu,
Cristo lhe vai ajudar!”


Ser santo é aquele que sabe louvar e adorar o Senhor. Que O sabe louvar e aclamar na euforia, na alegria, nos cânticos, na Eucaristia. Que O sabe adorar no Santíssimo Sacramento do Altar.

“Os Jovens porque vieram?
Viemos adorar o Senhor!
Os Jovens porque vieram?
Viemos adorar o Senhor!
Aleluia! Aleluia! Viemos louvar o Senhor!

Aleluia! Aleluia! Viemos louvar o Senhor!”

E, desta Assembleia voltamos reconfortados na fé porque:

“Cristo nos pegou pela mão
E não nos quer deixar!
Cristo nos pegou pela mão
E não nos quer deixar!
Eu era muito triste
Mas agora estou FELIZ!
Porque Cristo nos pegou pela mão
E não nos quer deixar!”
Testemunho de Celina F.