EVANGELHO DO PROXIMO DOMINGO - 24 de Outubro de 2010


22 de Abril 2012 -
3º Domingo da Páscoa
- Ano B


Evangelho segundo S. Lucas
24,35-48.

Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!»
Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações?
Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.»
Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma
Deram-lhe um bocado de peixe assado; e, tomando-o, comeu diante deles.
Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.»
Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas.


28 ABRIL 2012 - Domingo da Páscoa - Ano B

Evangelho segundo S. João 10,11-18.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas.Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor.
É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Estamos a viver a semana das almas.

Papa decretou que, do dia 01º a 08 de Novembro fosse celebrada a semana das almas. Assim, podemos conseguir para essas almas a indulgência plenária (que é tirar almas do purgatório, pelos méritos de Cristo), e levá-las direitinhas ao Céu. Isso é verdade de fé! Jesus deu esse poder ao Papa. Quando o Papa nos diz: “Aquela pessoa está no céu”, não duvide! O Espírito Santo não o deixa errar na terra, nas questões de doutrina. Ele pode errar noutros assuntos, em questão de arte, cultura etc., mas não nas questões de doutrina.

Vamos reflectir sobre duas coisas: os santos e os mortos, do purgatório e da cura.

Os santos são os nossos amigos do Céu. Muitos católicos, infelizmente, acham que não existem Santos, porque ouviram doutrinas falsas. A existência de santos é dogma de fé. (Em média, foram proclamados 13 ou 14 dogmas pelo Papa em dois mil anos.)

Todas as pessoa que morrem em perfeitamente santidade, encontram-se com Deus face-a-face. - Isso é dogma de fé. Essas pessoas, agora em comunhão perfeita com Deus no céu, intercedem por nós. A oração eucarística, assim o diz: Os santos não param de interceder por nós no Céu, dia e noite.

Muitos pais deram nomes de santos aos seus filhos. O catecismo da Igreja Católica manda colocar um nome de um santo ao filho (como João, Felipe, Tiago...). Nascem assim, já com um intercessor no Céu.


Coloque imagens de santos na sua casa. A imagem não é sacramento, mas é um sinal sacramental. Nós não adoramos imagens, adoramos a Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Ajoelhar-me diante de um santo, não quer dizer que o estou a adorar, estou apenas a pedir a sua intercessão, o que é bem diferente de adorar. Não tenham medo de rogar pela intercessão de Nossa Senhora e dos santos a Deus.
Os santos são exemplos por isso devemos imitá-los, razão pela qual devemos ler a vida dos santos. Ao venerar um santo, nós glorificamos a Deus, porque eles só são santos por causa da graça de Deus. O culto ao santo não é adoração, esse culto termina no coração de Deus.

Os santos são alavancas maravilhosas para conseguirmos graças. São Pedro Julião Eymard, o santo adorador, diz que Jesus se esconde na Eucaristia para que tenhamos a coragem de chegar até Ele, porque se Jesus se apresentasse como Ele realmente é, não conseguiríamos chegar a Ele.Ele esconde-se para que não fujamos, para que o pecador não tenha medo d’Ele. - Por isso usamos intercessores lá no Céu, os santos.

Outro sinal sacramental são as relíquias. Estas são muito importantes, são sinais de intercessão.

Sobre os mortos:

A Igreja reza pelos mortos, desde os primeiros séculos. Afirma que seremos julgados logo após a nossa morte com a possibilidade de ganhar, por nosso mérito, três destinos diferentes; podemos ir para: céu, inferno ou purgatório.
Aprende-se isso com a Igreja, com o Papa e com o Catecismo.

Existe PURGATÓRIO. Isso é dogma de fé.

O purgatório não é lugar, não é um espaço... é uma purificação espiritual
O purgatório é maravilhoso. Deus sabe que é muito difícil morrermos 100% santos, o purgatório dá-nos a possibilidade da purificação para ganharmos a graça de entrar no Céu. Eis a razão pela qual devemos rezar pelas almas do purgatório. Podemos comparar o purgatório a um tipo de prisão, em que a pessoa não pode fazer mais nada por si mesma, vive na esperança que os outros façam algo por ele. É a mesma coisa no purgatório, a alma não pode fazer nada por si mesma, a não ser rezar pelas almas da terra.
É incalculável o valor das orações oferecidas pelas almas dos seus parentes e conhecidos que já partiram. Principalmente a nossa participação na Santa Missa e da oração do terço rosário.

Você sabia que as almas rezam por nós?

Quanto mais você reza pelas almas do purgatório, mas elas rezam por você. A alma através de Deus recebe o seu pedido. É como se Deus fosse uma fonte de comunicação que recebe o pedido de oração e passa para a alma solicitada. A Igreja acredita nisto desde o primeiro século. Na eternidade todos conversam com todos ao mesmo tempo, porque na eternidade não há tempo nem espaço.

Muitos carregamos heranças negativas dos nossos parentes já mortos. Falo em heranças genéticas, físicas, afectivas e até espirituais. Uma das razões pela qual devemos nos afastar do espiritismo, das “energias”, dos karmas... é porque aqui abrem-se as portas para essas heranças negativas entrarem na sua família.

Ao comungarmos, rezemos com o poder do sangue de Jesus para cortar toda maldição que tenha vindo dos meus familiares passados.
Existe maldição assim como existe a bênção.

Deus é o Bem-Supremo mas Deus pode tirar a mão da nossa frente, se você assim o quiser.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Texto retirado da palestra do Prof. Filipe Aquino
(comunidade Canção Nova)