EVANGELHO DO PROXIMO DOMINGO - 24 de Outubro de 2010


22 de Abril 2012 -
3º Domingo da Páscoa
- Ano B


Evangelho segundo S. Lucas
24,35-48.

Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!»
Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações?
Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.»
Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma
Deram-lhe um bocado de peixe assado; e, tomando-o, comeu diante deles.
Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.»
Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas.


28 ABRIL 2012 - Domingo da Páscoa - Ano B

Evangelho segundo S. João 10,11-18.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas.Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor.
É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»

terça-feira, 27 de novembro de 2007

ENCONTRO DE ORAÇÃO COM PADRE FÁBIO

20 JOVENS
da Paróquia de Paço de Arcos
estiveram presentes na
X Assembleia

da Comunidade Canção Nova.
Durante 48 horas,
Louvaram, Adoraram
e cantaram ao Senhor.


“Tu vales a pena!”

Esta Assembleia da Canção Nova mostrou-nos o que é ser Cristão, o que é ser Santo.

O padre Fábio de Melo nas suas pregações, homilia, e até no concerto, nos fez pensar que ser cristão é ter como objectivo ser santo e ser santo está na simplicidade de saber “recordar aquilo que Deus se esqueceu em nós.”

Ou seja, ser santo é saber que temos uma pedra preciosa dentro de nós, uma pedra tão valiosa que nos faz ser réis e rainha como, com e em Cristo. Logo, ser santo é ser real, nos dois sentidos da palavra, pois porque para atingir a realeza é necessário passar a dura realidade. Temos o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, passou toda a cruel realidade da tensão no Jardim das Oliveiras, das acusações, do castigo, do Calvário, da pregação para ser o Rei, o Rei e Senhor do Universo.


Mas o Cristo Rei, Senhor do Universo, não é um Cristo “glamorizado”. Não é um “superstar”, nem um Cristo milagreiro. Não é um Cristo que ressuscita os mortos mas sim o que ressuscita os vivos. Ele dá-nos o exemplo da ressurreição de Maria Madalena, quando a multidão estava prestes a mata-la, à pedrada, por ter sido apanhada em flagrante adultério. Jesus calou aquelas vozes e aquelas mãos de acusação ajoelhando-se ao lado dela e começando a desenhar no chão.

Mas a verdadeira ressurreição não se deu na salvação da morte, mas sim na ressurreição da vida de Maria Madalena. Porque o verdadeiro interesse de Jesus não era calar as vozes da multidão mas a voz da própria Maria Madalena, Ele consegui-o apenas com o seu olhar, um olhar fixante, um olhar de amor, um olhar de misericórdia. Porque Ele crê e nos ensina neste acto que a prostituição, como as drogas, como o homossexualismo, são apenas máscaras que escondem as pessoas não as apagam. Mas “o que o Diabo roubou numa vida, Jesus restituiu em segundos.”

Jesus ensina-nos assim que não devemos calar a multidão, a tentação, devemos sim calar a nossa própria voz. Porque a pessoa que mais nos magoa somos nós próprios, porque há multidão que nos quer magoar, que nos quer roubar, que quer-nos fazer esquecer do nosso brilho, mas nós podemos calá-la com uma Santa vaidade:



Eu cá dentro tenho uma pedra preciosa
da qual não abro mão!”Porque nós valemos a pena!



E ser santo é relembrar em nós próprios que possuímos a nossa pedra preciosa do bem, e ser santo é praticar o bem a todo o momento, e ser santo é relembrar murmurando ao outro que possui um pedra preciosa, que tem valor, que é Rei! Ser santo é aquele que gesta, que demora, que ama a palavra que profere, porque tem a consciência que cada palavra é a construção de um mundo, e que se ou começa a construir ou se começa a destruir. Ser santo é aquele que ama a palavra que une, que liga, que cria pontes entre corações humanos, que profere apenas palavras simbólicas e esquecer e apagar as diabólicas, palavras que distanciam.
Ser santo é aquele que sabe demorar a palavra e que sabe olhar como um Rei real, que sabe demorar o olhar, que sabe fixá-lo, que sabe falar com o olhar, que sabe, através dos olhos, ressuscitar os vivos, que observa nos outros o próprio Cristo. Ser santo é aquele que sabe dizer aos outros e ao próprio Jesus: Eu estou aqui!; tendo a consciência que “eu estou aqui” quer dizer que todo o meu ser físico e espiritual está aqui para servir.
“Te amar por quem não Te ama.
Te adorar por quem não Te adora.
Esperar por quem não espera em Ti.
Pelos que não crêem, eu estou aqui!”

Ser cristão/santo é aquele que sabe que ser real é saber que sofrerá com a dureza de realidade, mas é saber que o sofrimento NUNCA vem de Deus, mas sim da irresponsabilidade, da falta de ética, da desumanidade dos Homens. Ser cristão é aquele que mesmo que tudo esteja mal, cheio de dor, sabe prostar-se agradecer a Deus. Ser santo é aquele que não desiste!
“Não desista do Amor,
Não desista de amar.
Não se entregue à dor

Porque ela um dia vai passar.
Se a Cruz lhe pesou
E quer se entregar,
Tal como Sireneu,
Cristo lhe vai ajudar!”


Ser santo é aquele que sabe louvar e adorar o Senhor. Que O sabe louvar e aclamar na euforia, na alegria, nos cânticos, na Eucaristia. Que O sabe adorar no Santíssimo Sacramento do Altar.

“Os Jovens porque vieram?
Viemos adorar o Senhor!
Os Jovens porque vieram?
Viemos adorar o Senhor!
Aleluia! Aleluia! Viemos louvar o Senhor!

Aleluia! Aleluia! Viemos louvar o Senhor!”

E, desta Assembleia voltamos reconfortados na fé porque:

“Cristo nos pegou pela mão
E não nos quer deixar!
Cristo nos pegou pela mão
E não nos quer deixar!
Eu era muito triste
Mas agora estou FELIZ!
Porque Cristo nos pegou pela mão
E não nos quer deixar!”
Testemunho de Celina F.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Dez conselhos de Bento XVI aos jovens

Trechos do Papa Bento XVI - Resumo feito por Mensagem Cristã Data

1 - Conversar com Deus“

Algum de vós poderia, talvez, identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: ‘Tinha perdido, consciente e deliberadamente, o costume de rezar’. Durante estes dias podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar”.

2 - Contar-lhe as penas e alegrias“

Abri o vosso coração a Deus. Deixe-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o ‘direito de vos falar’ durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine, com a Sua luz, a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração”.

3 - Não desconfiar de Cristo“

Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso ’sim’ ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos, hoje, o que disse no princípio de meu pontificado: ‘Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta’. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.

4 - Estar alegres: querer ser santos“

Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o baptizado: também é esta uma vocação que aponta para um ‘alto grau’ da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vida muda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria. A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente”.

5 - Deus: tema de conversa com os amigos“

São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor que se contempla em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita de autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros”.

6 - Ir à Missa no Domingo“

Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Comprometamo-nos com isso, vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos os que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia, redescobrireis, também, o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente.”

7 - Demonstrar que Deus não é triste“

Quem descobriu Cristo deve levar os outros para Ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la. Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem Ele. Mas, ao mesmo tempo, existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não.”

8 - Conhecer a fé“

Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a Ele. Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em consequência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura.”

9 - Ajudar: ser útil“

Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos conformaremos mais em viver preocupados somente connosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e actuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades que nos são oferecidas. Eu sei que vós, como jovens, aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que espera exactamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes.”

10 - Ler a Bíblia“

O segredo para ter um ‘coração que entenda’ é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. São Jerónimo observa a este respeito: ‘O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Cristo’”

Em resumo:

“Construir a vida sobre Cristo, acolhendo com alegria a palavra e pondo em prática a doutrina: eis aqui, jovens do terceiro milénio, o que deve ser o vosso programa! É urgente que surja uma nova geração de apóstolos enraizados na palavra de Cristo, capazes de responder aos desafios do nosso tempo e dispostos a difundir o Evangelho por toda a parte. Isto é o que o Senhor vos pede, a isto vos convida a Igreja, isto é o que o mundo - ainda que não saiba - espera de vós! E se Jesus vos chama, não tenhais medo de responder-lhe com generosidade, especialmente quando vos propõe seguí-lo na vida consagrada ou na vida sacerdotal. Não tenhais medo; confiai n’Ele e não ficareis decepcionados.”

Trechos do Papa Bento XVI - Resumo feito por Mensagem Cristã Data
Publicação: 13/11/2007

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Estamos a viver a semana das almas.

Papa decretou que, do dia 01º a 08 de Novembro fosse celebrada a semana das almas. Assim, podemos conseguir para essas almas a indulgência plenária (que é tirar almas do purgatório, pelos méritos de Cristo), e levá-las direitinhas ao Céu. Isso é verdade de fé! Jesus deu esse poder ao Papa. Quando o Papa nos diz: “Aquela pessoa está no céu”, não duvide! O Espírito Santo não o deixa errar na terra, nas questões de doutrina. Ele pode errar noutros assuntos, em questão de arte, cultura etc., mas não nas questões de doutrina.

Vamos reflectir sobre duas coisas: os santos e os mortos, do purgatório e da cura.

Os santos são os nossos amigos do Céu. Muitos católicos, infelizmente, acham que não existem Santos, porque ouviram doutrinas falsas. A existência de santos é dogma de fé. (Em média, foram proclamados 13 ou 14 dogmas pelo Papa em dois mil anos.)

Todas as pessoa que morrem em perfeitamente santidade, encontram-se com Deus face-a-face. - Isso é dogma de fé. Essas pessoas, agora em comunhão perfeita com Deus no céu, intercedem por nós. A oração eucarística, assim o diz: Os santos não param de interceder por nós no Céu, dia e noite.

Muitos pais deram nomes de santos aos seus filhos. O catecismo da Igreja Católica manda colocar um nome de um santo ao filho (como João, Felipe, Tiago...). Nascem assim, já com um intercessor no Céu.


Coloque imagens de santos na sua casa. A imagem não é sacramento, mas é um sinal sacramental. Nós não adoramos imagens, adoramos a Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Ajoelhar-me diante de um santo, não quer dizer que o estou a adorar, estou apenas a pedir a sua intercessão, o que é bem diferente de adorar. Não tenham medo de rogar pela intercessão de Nossa Senhora e dos santos a Deus.
Os santos são exemplos por isso devemos imitá-los, razão pela qual devemos ler a vida dos santos. Ao venerar um santo, nós glorificamos a Deus, porque eles só são santos por causa da graça de Deus. O culto ao santo não é adoração, esse culto termina no coração de Deus.

Os santos são alavancas maravilhosas para conseguirmos graças. São Pedro Julião Eymard, o santo adorador, diz que Jesus se esconde na Eucaristia para que tenhamos a coragem de chegar até Ele, porque se Jesus se apresentasse como Ele realmente é, não conseguiríamos chegar a Ele.Ele esconde-se para que não fujamos, para que o pecador não tenha medo d’Ele. - Por isso usamos intercessores lá no Céu, os santos.

Outro sinal sacramental são as relíquias. Estas são muito importantes, são sinais de intercessão.

Sobre os mortos:

A Igreja reza pelos mortos, desde os primeiros séculos. Afirma que seremos julgados logo após a nossa morte com a possibilidade de ganhar, por nosso mérito, três destinos diferentes; podemos ir para: céu, inferno ou purgatório.
Aprende-se isso com a Igreja, com o Papa e com o Catecismo.

Existe PURGATÓRIO. Isso é dogma de fé.

O purgatório não é lugar, não é um espaço... é uma purificação espiritual
O purgatório é maravilhoso. Deus sabe que é muito difícil morrermos 100% santos, o purgatório dá-nos a possibilidade da purificação para ganharmos a graça de entrar no Céu. Eis a razão pela qual devemos rezar pelas almas do purgatório. Podemos comparar o purgatório a um tipo de prisão, em que a pessoa não pode fazer mais nada por si mesma, vive na esperança que os outros façam algo por ele. É a mesma coisa no purgatório, a alma não pode fazer nada por si mesma, a não ser rezar pelas almas da terra.
É incalculável o valor das orações oferecidas pelas almas dos seus parentes e conhecidos que já partiram. Principalmente a nossa participação na Santa Missa e da oração do terço rosário.

Você sabia que as almas rezam por nós?

Quanto mais você reza pelas almas do purgatório, mas elas rezam por você. A alma através de Deus recebe o seu pedido. É como se Deus fosse uma fonte de comunicação que recebe o pedido de oração e passa para a alma solicitada. A Igreja acredita nisto desde o primeiro século. Na eternidade todos conversam com todos ao mesmo tempo, porque na eternidade não há tempo nem espaço.

Muitos carregamos heranças negativas dos nossos parentes já mortos. Falo em heranças genéticas, físicas, afectivas e até espirituais. Uma das razões pela qual devemos nos afastar do espiritismo, das “energias”, dos karmas... é porque aqui abrem-se as portas para essas heranças negativas entrarem na sua família.

Ao comungarmos, rezemos com o poder do sangue de Jesus para cortar toda maldição que tenha vindo dos meus familiares passados.
Existe maldição assim como existe a bênção.

Deus é o Bem-Supremo mas Deus pode tirar a mão da nossa frente, se você assim o quiser.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

Texto retirado da palestra do Prof. Filipe Aquino
(comunidade Canção Nova)