EVANGELHO DO PROXIMO DOMINGO - 24 de Outubro de 2010


22 de Abril 2012 -
3º Domingo da Páscoa
- Ano B


Evangelho segundo S. Lucas
24,35-48.

Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!»
Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações?
Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.»
Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma
Deram-lhe um bocado de peixe assado; e, tomando-o, comeu diante deles.
Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.»
Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas.


28 ABRIL 2012 - Domingo da Páscoa - Ano B

Evangelho segundo S. João 10,11-18.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas.Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor.
É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»

sábado, 23 de junho de 2007

NaMoRo CrIsTãO? Como?

Princípios para um Namoro Cristão
Por: Pr. Cleverson de Abreu Farir

O namoro cristão é uma preparação. Um período extremamente importante na vida de dois jovens cristãos e de muitas responsabilidades. Representa um período de transição entre dois jovens ou adultos, um homem e uma mulher, crentes no Senhor Jesus Cristo, sendo que ambos devem ter um bom nível de maturidade. Ambos mantêm um bom ritmo de comunicação, sendo através deste relacionamento orientados e preparados por Deus para um futuro casamento. O namoro cristão deve sempre visar o casamento. Um namoro que não tem como alvo um futuro casamento, nem sequer deve ser iniciado.
Embora o desejo seja que ambos se tornem íntimos em seu relacionamento, isso não quer dizer liberdade no aspecto físico e muito menos liberdade sexual entre o casal de namorados. A relação sexual está destinada a ser desfrutada apenas entre pessoas devidamente casadas (Heb13.4;Gen 4; 1Ts 4.3-5; Col 3.5-6; 1Cor 6.15-20; 1Tim 5.22; 2Tim2.22).


Este é um período de conhecimento mútuo, conhecimento da alma, do coração, nunca do físico um do outro. O aspecto físico está destinado para depois do casamento. Portanto, exige disciplina própria, vigilância constante. É um tempo onde se obtém oportunidade de duas personalidades diferentes se harmonizarem, conhecerem um ao outro. Comunhão espiritual é factor primordial. Lembre-se que quantos mais próximo estiverem de Deus, mais próximo estarão um do outro. Este período também serve para confirmar a perfeita vontade de Deus para a vida de ambos. Portanto, fora do padrão de Deus ocorre que o lado espiritual fica cauterizado; a mente, a vontade e as emoções raciocinam de forma sensual e o físico fica corrupto. Uma pergunta séria a se pensar: A vontade de Deus é mais importante que o seu namoro?

Qual o Perigo de Acariciar?

- Mata a espiritualidade de ambos os namorados.
- Pode fazer com que fiquem cegos para os valores verdadeiros, as virtudes de cada um.
- Pode fazer com que se ignorem os padrões da moralidade.
- Pode conduzir para a realização do acto sexual não permitido por Deus antes do casamento.
- Pode conduzir para depravação, destituição da dignidade.
- Pode conduzir para o desenvolvimento de um desejo de satisfação não natural.
- Pode causar frustração e nervosidade.
- Pode conduzir para um casamento errado, com a pessoa errada.
- Pode conduzir para contrair doenças.
- Pode conduzir ao desrespeito mútuo.


Conselhos Práticos

- Não cases com alguém que não seja cristão (2Coríntios 6.14-18; Amós 3.3).

- Reza pela escolha de Deus (Salmo 37.5; Provérbios 3.6).

- Evita casar sob pressão (Romanos 12.1-2).

- Não cases a pensar que tua vida se endireitará depois do casamento.

- Não cases com alguém que não respeites.

- Não cases cedo demais ou de repente (Tiago 1.4-5).

- Procura ver a sua relação com Deus, os hábitos da pessoa, os pais, o modo de vida.Não cases tendo uma perspectiva errada do sexo (Gálatas 5.16-25).

- Alguns casam para desfrutar do sexo, mas casamento não é apenas sexo, muito mais está envolvido.

- Casamento é para sempre, ou seja, "até que a morte os separe" (Génesis 2.24; Romanos 7.1-3; Mateus 19.6).


Tiago Rebelo - 20 anos