EVANGELHO DO PROXIMO DOMINGO - 24 de Outubro de 2010


22 de Abril 2012 -
3º Domingo da Páscoa
- Ano B


Evangelho segundo S. Lucas
24,35-48.

Naquele tempo, os discípulos de Emaús contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. Enquanto isto diziam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!»
Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações?
Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.»
Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, Ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma
Deram-lhe um bocado de peixe assado; e, tomando-o, comeu diante deles.
Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.»
Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas.


28 ABRIL 2012 - Domingo da Páscoa - Ano B

Evangelho segundo S. João 10,11-18.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas.Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor.
É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»

segunda-feira, 11 de junho de 2007

PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA

No dia 2 de Junho, a nossa Paróquia dirigiu-se ao Santuário de Fátima (Leiria) para a sua peregrinação anual.

Seis autocarros partiram de Paço de Arcos às 07.50 da manha. Durante a viagem rezamos a "Oração da partida", as Laudes e o Terço.
Eram 10.15 quando iniciámos a Via Sacra. Terminamos a meditação das Estações da Cruz com a oração do Terço na Capela de Santo Estevão.


Visitamos a casa da Irmã Lúcia (uma casa simples guardada pela
sua sobrinha neta) e o Poço do Arneiro.

Seguiu-se a pausa para o almoço e um período de tempo livre. Muitos foram os que se dirigiram à Capelinha das Aparições para rezar o terço e pedir a Maria intercessão pelas suas causas. Outros aproveitaram para comprar alguns objectos religiosos.

As 16.30 iniciou-se a Santa Missa , animada pelo nosso coro do Meio-dia, na Basílica do Santuário. Uma coisa engraçada (e triste) foi o que se passou na oração dos fiéis. A resposta da Assembleia na oração dos fiéis desse Domingo era: "Pai Nosso que estais no céu, ouvi-nos!", e a Assembleia confundiu-a com a Oração do "Pai-Nosso". Padre Jaime não teve como calar os distraídos que só se calaram quando terminaram de rezar o "Pai-Nosso". (A situação foi engraçada mas foi triste ver que muita gente estava distraída na Santa Missa)

Após a Santa Missa, concentramo-nos na Capelinha das Aparições para a despedida. Foi um momento comovente; "Do vosso Santuário, forçoso é ir-me embora!" diz o cântico e é bem verdade.

"Maria Santíssima,
nós os Jovens de Paço de Arcos,
consagramos Toda a nossa Comunidade,
Paróquia e seus grupos e Pastorais
ao Vosso Imaculado Coração.
Intercede por nós Santa Mãe."

Madalena H. - 19 anos